Nenhum partido cumpre todas as exigências do TSE e da lei de dados

15/08/2022 - Notícias

Nenhum partido cumpre todas as exigências da Justiça Eleitoral e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), que entrou em vigor em 2020. Além do risco de ataques hackers, as legendas podem ser punidas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Os dados constam de um levantamento do escritório Peck Advogados, coordenado pela pesquisadora Jéssica Guedes. De 15 a 30 de julho, a pesquisa analisou as condutas de 16 siglas, sob seis obrigações: política de privacidade e proteção de dados; informação clara sobre tratamento de dados; indicação do contato do encarregado de dados, que faz o contato com o governo; canal de atendimento; termos de uso; e filiação online.

As legendas com os melhores resultados foram PT e Republicanos, que cumpriram cinco das seis exigências legais. O Cidadania preencheu quatro. O pior desempenho foi o do Novo: respeitou apenas uma obrigação, a filiação online.

O assunto de tratamento de dados é sensível porque durante a campanha eleitoral, a partir da terça-feira (16/8), os partidos vão lidar com dados pessoais de milhões de candidatos e eleitores. Como a LGPD passou a valer desde 2020, esta será a primeira eleição geral com as novas regras. A quantidade de informações privadas deve aumentar também porque desta vez serão permitidas doações via Pix – transações feitas a partir do celular.

Por Patricia Peck, Sócia-fundadora do Peck Advogados e professora de Direito Digital da ESPM e Jéssica Guedes, advogada do Peck Advogados.

Fonte: Metrópoles

Compartilhe

Últimas notícias

24/07/2025

Medidas preventivas e respostas envolvendo fraudes digitais, roubo e meios tecnológicos

Por Henrique Rocha, sócio do Peck Advogados Em seu 17º anuário publicado, o Fórum de Segurança Pública Brasileiro demonstrou que o número registros de estelionatos no […]

11/02/2022

Poder Executivo precisa valorizar a importância da proteção de dados, dizem advogados

Advogados ouvidos por Mobile Time afirmaram, nesta sexta-feira, 11, que o Brasil avançou muito ao promulgar a emenda constitucional que coloca a proteção de dados, incluindo […]

27/03/2023

Fiscalização da ANPD manifesta-se sobre tratamento de dados de pessoas falecidas

Por Caroline Teófilo e Jean Luz, sócia e advogado do Núcleo DPO do Peck Advogados. A Coordenação-Geral de Fiscalização (CGF) da Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) […]

Veja mais publicações

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Receba conteúdos sobre Direito, Inovação e Negócios.

CADASTRE-SE

Nosso Escritório

Rua Henrique Schaumann, nº 270, 4º andar
Edifício Pinheiros Corporate,
São Paulo – SP | CEP: 05413-909
(11) 2189-0444